2021 terminou com aumento de 120% nos focos de Aedes aegypti em Blumenau

O mosquito é responsável pela transmissão da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

Os agentes de endemias da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) da Prefeitura de Blumenau encerram o ano de 2021 contabilizando 3.032 focos de Aedes Aegypti. O número é 120% maior do que o total do ano anterior quando foram identificados um total 1.362 focos. O mosquito é responsável pela transmissão da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

Foram 269 notificações de Dengue, sendo 35 casos confirmados. Destes, 13 foram contraídos em Blumenau. Este ano os servidores da Semus seguem fiscalizando os 35 bairros da cidade com objetivo de orientar e reduzir os focos do mosquito. Até esta segunda-feira, dia 17, os agentes de endemias já identificaram 160 focos. No mesmo período do ano passado eram 215 locais. Visitas em residências, monitoramento de armadilhas e pontos estratégicos seguem fazendo parte da atividade diária dos agentes.

Apesar de número menor que o registrado no mesmo período do ano passado, a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Eleandra Casani, ressalta a importância de cada morador fazer sua parte. “Não é hora de descuidar. A população precisa fazer sua parte e eliminar todo e qualquer local com água parada dentro e fora de casa para evitar que seja usado pelo mosquito para depositar ovos”, afirma.

Identificação do Programa de Combate à Dengue

Os agentes de endemias contam com um veículo identificado para oferecer mais segurança aos moradores durante as abordagens de fiscalização. Além disso, os agentes da Semus estão sempre identificados com uniforme e crachá com nome e matricula do servidor contratado pela Prefeitura de Blumenau. As fotos de todos os agentes que farão as visitas estão disponíveis no site da Prefeitura.

Denúncias

A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 2).

A Dengue

A dengue é uma doença febril grave causada por um vírus e é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas da dengue são febre alta, acima de 38.5ºC; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

A forma grave da doença pode levar a morte e inclui sintomas como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar uma unidade de saúde.

Fonte: Prefeitura de Blumenau