Por Claus Jensen, com cobertura de Marlise Cardoso Jensen
Na tarde deste sábado (28/10/17) o gramado da Associação de Moradores da Rua Silvano Cândido da Silva Sênior, no bairro Ponta Aguda, tinha marcações diferentes do futebol que estamos acostumados. Um grande grupo de pessoas participava da seletiva que irá resultar no novo time de futebol americano de Blumenau.
Durante cerca de 5 horas, pessoas de diferentes faixas etárias, estaturas e pesos, fizeram provas de resistência, velocidade, força e agilidade. A tarde ensolarada e quente, exigiu vários galões de água de 20 litros que eram rapidamente consumidos pelos participantes. Neste ano, após a definição dos jogadores, haverão treinos aos sábados na própria associação, onde por enquanto ficou definida a sede do time.
Em 2018, o número de treinos aumenta para tentar participar de algum campeonato já no segundo semestre. O campo ainda receberá algumas adequações como os refletores para treinos noturnos durante a semana, que devem acontecer nas terças e quintas-feiras.
Segundo João Paulo Alves de Andrade, idealizador e presidente do Blumenau Vikings, o esporte não é violento, mas de muito contato, o que exige grande preparo físico. Jogador desde 2013, ele sempre quis fazer um pólo de treinamento em Blumenau.
No começo do ano, João deixou o time que jogava. Mas foi somente no final de abril, por sugestão do pai e com a força dos amigos, que ele começou a esboçar o seu projeto. E começou bonito, com projeto gráfico atraente, nome forte, material promocional, tanto que os participantes ganharam uma camiseta do time.
Faz 60 dias que foram abertas as inscrições online pela página no Facebook, através de um link onde o interessado podia preencher seus dados. Na primeira semana foram recebidas 150 inscrições, um número que dobrou para 335. Para ajudar na divulgação, foram distribuídos folders em algumas escolas, levados por professores que também são preparadores físicos do Blumenau Vikings.
Um dos times que representou nossa cidade nesse esporte foi o Blumenau Riesen, fundado em 2007, mas não foi o único. No Vale do Itajaí, temos o super campeão T-Rex de Timbó, o Gaspar Black Hawks, o Itajaí Dockers e também o Indaial Bugios.
Confira a entrevista de João para OBlumenauense, onde dá mais detalhes do projeto.